Foto da primeira turma do Escola para cegos Helen Keller, tendo ao fundo uma pesquena casa com a placa Lar dos Cefgo e na frente os alunos alinhado e em pé.

História, Memória e Cegueira: contribuições da Escola para Cegos “Helen Keller” de Ribeirão Preto (1954-1990) à Educação

Nas primeiras duas décadas do século XXI, a história das instituições escolares ganhou terreno entre os historiadores e pesquisadores da História da Educação. Isto porque, ao buscar uma renovação teórico-metodológica neste tipo de pesquisa, por meio de fontes escritas, orais e etnográficas, conseguiu-se além de enfatizar a cultura escolar, explorar as questões didático-pedagógicas e político-ideológicas empregadas em cada uma dessas instituições e encontradas nas múltiplas fontes primárias e secundárias que se tem acesso. Nesse sentido, objetivou-se com esta pesquisa, além de conhecer a relevância histórica e social da Escola para Cegos “Helen Keller” de Ribeirão Preto, em plenas décadas de 1950/1990, resgatar a educação e o ensino ofertados aos seus alunos e às suas alunas, principalmente por intermédio dos verdadeiros objetivos que levaram a sua fundação; a forma como a escola organizava seu currículo e como os professores ministravam suas aulas; os recursos utilizados e a cultura escolar construída ao longo de seus 36 anos de atuação. Apoio FAPESP – Projeto N.º 2017/23240-8.


Acervo Digital

O projeto Acervo Digital da Escola para Cegos “Helen Keller” surgiu inicialmente da discussão do grupo em se ter um espaço virtual para armazenar todo o material de pesquisa que estava sendo descoberto a respeito da Escola. Posteriormente, para além da questão de armazenamento, o grupo focou-se na criação de uma plataforma que permitisse pesquisar e consultar publicamente a memória e a história da Escola para Cegos “Helen Keller”, expondo fotos, áudios, entrevistas, entre outros meios que relatassem a história da escola, assim como suas contribuições à educação dos cegos de Ribeirão Preto, entre as décadas de 1950 e 1990. Apoio FAPESP – Projeto N.º 2017/23240-8.

Logotipo da página Acervo Digital. O logotipo traz as palavras Acervo e digital em cores diferentes e uma palavra levemente sobreposta a outra

Logotipo do projeto Portal de Gestão de Pesquisas e Conhecimentos. É o desenho estilizado de um livro aberto com o símbolo de arroba ao fundo com ráios, como se fosse um sol. Abaixo do livro constam as letras P G P C que são as iniciais do nome do projeto.

Portal de Gestão de Pesquisas e Conhecimentos

O projeto Portal de Gestão de Pesquisas e Conhecimentos visou a construção de um ambiente de gestão dos conhecimentos, frutos de pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelos cursos de pós-graduação strictu e lato sensu e de graduação do Centro Universitário Moura Lacerda, a fim de dissemina-los e compartilha-los de forma estruturada e organizada. Objetivando-se, também, criar uma ferramenta de suporte administrativo, de forma que os pesquisadores consigam armazenar e consultar documentos como atas, textos, cronogramas, etc., dentro de um único espaço de compartilhamento. Apoio FAPESP – Projeto N.º 2017/23240-8.